BAI - Soluções WEB
Bom Dia, 08 de Setembro de 2010
Maribel - Nutricionista
           ::  Menu Geral

::  Metodologia
::  Links Interessantes
::  Fale Conosco
::  Política Privacidade
::  Receituário

           ::  Cadastre-se

::  Receba News
 
Digite seu Nome:
Digite seu E-mail:


  ::  NOTÍCIAS
::  Home Page  


Refrigerantes e a osteoporose
 
 

Mulheres que bebem regularmente refrigerantes à base da planta cola, como a Coca-Cola e a Pepsi-Cola, podem estar aumentando seu risco de ter osteoporose, segundo um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition.

A pesquisa envolvendo 2,5 mil pessoas, homens e mulheres, revelou que apenas este tipo de refrigerante está ligado à baixa densidade mineral dos ossos em mulheres, independentemente da idade ou de quanto cálcio elas ingerem diariamente.

A osteoporose é mais comum em mulheres que já passaram da menopausa e faz com que os ossos fiquem mais fracos, quebrando-se com maior facilidade.

O estudo liderado por Katherine Tucker, da Universidade Tucks, de Boston, usou informações sobre a dieta das pessoas e a densidade óssea delas na coluna e em três locais dos quadris, as áreas mais afetadas pela doença.

Os homens estudados bebiam uma média de cinco refrigerantes à base de cola por semana, enquanto as mulheres tomavam quatro.

Mulheres, especialmente aquelas preocupadas com osteoporose, deveriam reduzir o consumo de refrigerantes cola.

O consumo das bebidas foi relacionado à menor densidade nos ossos do quadril, mas não na coluna, em mulheres. Já nos homens, não foi descoberta qualquer relação entre osteoporose e os refrigerantes.

Outras pesquisas já haviam indicado que o consumo de Pepsi-Cola, Coca-Cola e similares era prejudicial aos ossos porque substituiria o leite na dieta das pessoas, mas, no estudo da Universidade Tucks, as mulheres que bebiam mais refrigerantes não bebiam menos leite que as demais.

No entanto, a ingestão total de cálcio, incluindo feijão e folhas verde-escuras, era menor nas mulheres que consumiam mais refrigerantes.

Ácido fosfórico

Um ingrediente dos refrigerantes cola, o ácido fosfórico, pode ser o responsável pela ligação com a osteoporose, mas este vínculo ainda não foi completamente estudado.

"Acreditamos que especialmente nesse tipo de refrigerante e em doses diárias, o ácido fosfórico cria uma acidez no sangue. O cálcio seria então retirado dos ossos para que o corpo voltasse a um equilíbrio. Mas esta visão é controversa", explicou Katherine Tucker.

Um porta-voz da Sociedade Nacional de Osteoporose da Grã-Bretanha disse que já havia informações sobre o impacto do ácido fosfórico na saúde dos ossos, mas, segundo ele, "o interessante sobre esse estudo é que as mulheres estudadas tinham uma boa ingestão de cálcio e ainda assim tinham a densidade óssea afetada pelo fato de beberem apenas quatro latas de refrigerantes cola por semana, o que não é muito".

Mas um porta-voz da Associação Britânica de Refrigerantes disse que "não há evidência científica de que o fosfato, usado na forma de ácido fosfórico em alguns refrigerantes, tenha qualquer efeito prejudicial na saúde dos ossos".
Além disso, acrescento que os níveis de sódio e cafeína presentes nestas bebidas contribuem para alteração da massa óssea.

Sódio : reduz a disponibilidade do cálcio aumentando sua excreção, pois o Ca e o Na partilham do mesmo sistema de transporte no túbulo renal. Alta ingestão de Na, aumenta o Na urinário e aumenta a perda do Ca urinário.  
500 mg Na = excreção de 10 mg Ca
1 g Na = excreção 20 – 40 mg Ca  (Heaney RP, 1998)

Cafeína: aumenta a retenção em dietas pobres em cálcio aumentando a excreção (Massey LK, 2004)

Fósforo : aumenta a excreção urinária de cálcio (Pastoor FJ, 1995) compete com o cálcio

 

 
 



Maribel - Nutricionista
      ::  Fazer Pesquisa

 

      ::  Downloads
 


  ::  Maribel Nutricionista

Maribel - Nutricionista
Copyright © 2004. Todos os Direitos Reservados - Maribel - Nutricionista